fbpx

A plenitude não é para poucos

Plenitude. Essa palavra vem sendo usada muito nos últimos tempos. Mas por que muitas pessoas estão distantes de se sentirem assim?

Hábitos simples e básicos garantem nosso bem-estar e fazem com que tenhamos as decisões à nossa volta com um leque de oportunidades.

Viver em plenitude significa que aprendemos e aceitamos a polaridade, nossa e dos outros. Todos somos bipolares e conseguimos ver os opostos que se relacionam: branco e preto, luz e sombra. Tudo porque somos emoção e razão ao mesmo tempo, nossas decisões se baseiam na nossa mente e no nosso coração.

Quero te lembrar que esse é um processo contínuo, que devemos praticar todos os dias em nossos ciclos de vida. 

O que você busca fazer diferente do que fez ontem? 

Quero te ajudar você a compreender mais sobre plenitude, te dar dicas de como praticar e ainda se permitir ser melhor do que já é hoje. Vem comigo nessa leitura?

Uma vida plena

“Uma vida não vivida dá poder à morte. Uma vida vivida em sua plenitude tira todo o poder da morte. A morte deixa de existir”. OSHO. 

Segundo o dicionário, pleno significa “repleto, cheio, completo, absoluto, perfeito, acabado”. A plenitude é uma qualidade, o estado pleno.

É preciso que possamos nos permitir conhecer nossos sentimentos para depois sentí-los como parte integrante de cada um de nós. O equilíbrio só acontece quando ponderamos em uma balança o que nos faz bem e o que nos faz mal.

Sentimento de plenitude

Muitos de nós não sabemos ao certo qual a sensação de se sentir pleno e está tudo bem! Isso pode nos impedir de buscar essa leveza por causa da nossa mente. Existem algumas crenças que nos bloqueiam de seguir em frente sem que antes algo aconteça.

Por exemplo, conheci algumas pessoas que acreditavam que só poderiam descansar quando fossem ricos, outras que só se sentiriam realizadas quando o seu negócio fosse sucesso absoluto. E todas elas, não tinham na realidade parado para analisar o que realmente era importante na vida delas. Elas tinham isso como uma crença e não entendiam como poderiam mudar seus caminhos.

E você o que pensa sobre a plenitude? Acredita somente que pode ter ela somente quando ficar rico? Quando conseguir descansar?

Pensamento consciente e inconsciente

Você sabia que o pensamento consciente é apenas 12% da nossa mente?

Sim, no consciente, que geramos de forma voluntária, costuma haver uma certa distância entre nós e o pensamento, ou seja, maior sensação de controle voluntário. O envolvimento emocional não é tão intenso, é algo mais leve, e os pensamentos não necessariamente se encadeiam uns aos outros de maneira contínua ou automática.

Já o restante do nosso pensamento está no subconsciente, ou seja, através daquelas crenças que falei acima e que podem nos impedir de sermos felizes.

Não sentimos uma separação entre nós e os pensamentos, eles apresentam uma textura mais pesada e, frequentemente, formam um fluxo “ruminativo” e repetitivo de pensamentos encadeados, inacabáveis. Temos menos sensação de controle e não nos damos conta do tempo que passamos pensando porque somos absorvidos pelos pensamentos.

Estar por inteiro

Para ter plenitude é preciso estar por inteiro no momento do agora. Você precisa fazer o que se planejou sem deixar sua mente vagar nas coisas do passado ou ficar pensando no que ainda precisa fazer.

Contemple todos os momentos. Comemore as pequenas conquistas. Analise os desafios e veja o que há de positivo neles para que você possa crescer e aprender com os erros.

Tudo tem um ponto positivo, basta saber de que ângulo você está olhando.

Aprendizados que compartilho hoje para você buscar uma vida mais plena e feliz:

1-      Não queria estar sempre certa. Analise se vale a pena entrar em uma briga, discussão ou até mesmo demonstrar as suas ideias. Tem pessoas que ainda não estão preparadas para que você compartilhe seus ensinamentos, pense nisso!

2-      Deixe a culpa de lado. Assuma a responsabilidade pelas suas atitudes, o que sente ou não sente é seu. Dê esses poderes a você mesma e não aos outros;

3-      Pare de reclamar. Toda vez que você reclama, você está clamando por algo não tão bom assim para sua vida. Não subestime o seu poder de pensar positivamente, tente!

4-      Viva através das suas expectativas. Não viva de acordo com o que os outros pensam ou acham melhor para você. Viva da forma que vá de encontro com seus princípios e ideais, se aproprie da vida que é sua e não deixe que opiniões de outras pessoas te tirem do seu caminho;

Pratique todos os dias

Tudo é uma questão de consciência. Quando você se permite se questionar e mudar o caminho que quer seguir, sair da sua zona de conforto, você está criando responsabilidade consigo mesma.

Práticas como a meditação, rituais diários, exercícios físicos, alimentação saudável e contato com a natureza são atividades que fazem com que você se conecte com o seu interior e encontre aos poucos o que te faz bem e te permite se sentir plena.

O que é ser plena para você? Você se sente dona de si mesma e dos seus sonhos? 

A plenitude está disponível para todos nós o tempo todo. Agradeça tudo que já tem, tudo que um dia irá ter… se permita e deixe fluir!