fbpx

Nova era: transformações de evolução para toda a humanidade

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Nova Era, no novo mundo. Há quem vire os olhos pra cima ao ler este termo… creio que por achar que se trata de algo religioso. Mas o fato é que, na nossa visão – aqui na Tháfila Araújo -, a Nova Era se trata de entendermos o valor e o significado verdadeiro do amor.

O amor pelo planeta que habitamos, uns pelos outros, pela nossa própria vida, por nós mesmos… perceba que a Terra dá sinais claros de que estamos indo por vários caminhos errados. É o famoso “ela pede socorro”, mas não é só sobre sustentabilidade e ecologia. É sobre amor também.

Acreditamos que o próprio Covid veio para nos “convidar” a olhar para dentro. Chegou mesmo a hora de ver tudo o que estávamos fingindo que estava bem. Chega de panos quentes. Temos que assumir a responsabilidade de criar essa nova era, dentro e fora de nós.

Vamos entender melhor como é o caminho até lá e o que você, enquanto ser que ainda habita esse plano, tem como papel fundamental?

Nova Era

A Nova Era não é uma seita, nem uma igreja, nem uma religião. É uma forma de ver, pensar e atuar que muitas pessoas e empresa estão adotando para transformar o mundo, segundo certas crenças que têm em comum. Mas não tem chefe, nem regras, nem doutrinas fixas, nem disciplina comum. Ela começa de dentro pra fora.

Momento de transição

Esta Era vem com muitas mudanças e diferentes nomes: Era de Aquário, Era Dourada, Era do Ser. Muitas sociedades e profecias falaram deste momento de grande salto na evolução da humanidade! 

Onde estamos?

Estamos (no meio) na época da depressão profunda, da solidão, da insatisfação, da ansiedade, da tristeza, do medo, do suicídio, do cansaço físico e mental, do sono conturbado.

Existem momentos que parece estarmos perdidos sem direção ou sem vontade de encontrar a direção. Mesmo quando estamos cercados por outras pessoas, podemos nos sentir muito sós.

Você já se sentiu ou se sente assim?

Temos essa ilusão e no fundo o sentimento de solidão está em nós. Mas é um momento de transição, afinal alguns já estão preparados para sentir e ajudar nas mudanças, outros ainda estão começando a perceber as transformações da Nova Era. Esses sentimentos e crises, normalmemente, vem como convites para o despertar.

Para você apertar o botão do piloto automático que vinha vivendo a sua vida e olhar para a sua verdadeira essência. Chega de vender seu tempo para realizar o sonho de outras pessoas. Chega de ter relacionamentos abusivos e repetitivos. Chega de sofrer ouvindo sua família não de apoiar.

Definitivamente não estamos aqui pra isso. Viemos para ser felizes… a tristeza, a dor, fazem parte disso para nos ajudar a enxergar essa luz também. Mas lembre-se: a impermanência existe. E a Nova Era, está aí pra nos mostrar o que realmente estamos fazendo nesse planeta.

E se podemos te dizer uma certeza que sentimos aqui é: definitivamente não estamos aqui só para pagar boletos e comprar coisas.

Quem faz e pode fazer parte?

Todos os seres que respiram, rsrs. É isso. Todo tipo de pessoa pode fazer parte da Nova Era. Os percursores e pensadores do movimento, costumam ser da “revolução contracultural” dos anos 60 e 70, que rejeitou os valores e os caminhos religiosos tradicionais a favor da libertinagem, da cultural, da droga, do amor livre e dos experimentos em comunidades utópicas. Hoje suas ideias estão tão difundidas que grande número de pessoas as compartilha, sem uma rejeição formal e evidente de sua própria cultural ou seu estilo de vida.

É então uma religião?

Não. A Nova Era fala de muitas coisas que tocam nossa fé: Deus, a criação, a vida, a morte, a meditação, o sentido de nossa existência, etc. … mas não é uma religião. Toma diversos aspectos de muitas religiões e também das ciências e da literatura e os mistura com certa originalidade para dar respostas fantásticas às perguntas mais importantes da vida humana.

É tipo: tudo junto e misturado, rs. Essa é a beleza do todo. A Nova Era veio pra incluir, pra juntar, pra relembrar que estamos mesmo em conexão – onde quer que estejamos. Não tem separação.

Por meio da dor ou o amor, estamos relembrando isso.

Quais as premissas?

O típico da Nova Era é o espírito de individualismo que permite a cada um formular sua própria verdade religiosa, filosófica e ética. Mas há algumas crenças comuns que quase todos os que acreditam na Nova Era compartilham:

a) O mundo está para entrar em um período de paz e de harmonia mundial assinalado pela astrologia como a “era de Aquário”.

b) A “era de Aquário” será fruto de uma nova consciência nos homens. Todas as terapias e técnicas da Nova Era pretendem criar esta consciência e acelerar a vinda da era de aquário.

c) Por esta nova consciência vamos nos dar conta de nossos poderes intuitivos e saberemos que não há nenhum Deus lá fora. Tudo parte de dentro.

d) Cada ser humano, portanto, cria a sua própria verdade. Não há bem e mal, toda experiência é um passo para a consciência plena de sua divindade. Tudo é aprendizado e faz parte do que a nossa alma veio buscar para viver as experiências aqui.

e) O universo é um ser único e vivo em evolução ao pleno conhecimento de si e o homem é a manifestação de sua autoconsciência.

f) A natureza também é parte do único ser cósmico e, portanto, também participa de sua divindade. Tudo é “deus” e “deus” está em tudo.

g) Todas as religiões são iguais e, no fundo, dizem o mesmo.

h) Há “mestres” invisíveis que se comunicam com pessoas que já se permitem viver a nova consciência e os instruem sobre os segredos do cosmos.

i) Todos os seres humanos vivem/viveram muitas vidas, vão se reencarnando uma e outra vez até alcançar a nova consciência e dissolver-se na força divina do cosmos. Ou seja, somos uma alma em um corpo. Não um corpo que tem uma alma.

Nova Era pode se confundir com ecologismo?

Não. O verdadeiro ecologismo busca conservar o planeta e respeitar todas as formas de vida. O ecologismo da Nova Era diz que o homem vale o mesmo que uma baleia ou um monte ou uma árvore. Algumas visões do ecologismo, chegam a considerar o ser humano como o pior inimigo do planeta em vez de vê-lo como seu guardião.

Qual então, o som da Nova Era?

A música “nova era” se chama assim porque se inspira em alguns temas de grande interesse para a Nova Era: a natureza, as religiões dos povos antigos, as culturas orientais, etc… Costuma ser música instrumental, misturada com sons naturais, às vezes muito repetitiva, outras vezes sem melodia alguma. São frequências que te permitem se conectar consigo mesma. Você se sente bem, em paz, plena.

Nada como acender uma sálvia, ou qualquer incenso aí, conectar com seus cristais e simplesmente SENTIR essa frequência. Com ou sem música. O “SOM” é ser você, mana.

Energias e a realidade

Uma das ideias básicas da Nova Era é que toda a realidade visível, incluindo nós – seres humanos – nos reduzimos a uma “energia cósmica”. Segundo isso, enquanto o cosmos estiver em fase evolutiva, sua energia se manifesta de muitas formas: uma pedra, o vento, a mente humana, etc… Supostamente há coisas, lugares e exercícios que podem aumentar nossa capacidade e nosso ‘controle’ dessa energia (carregar um cristal de quartzo, visitar uma pirâmide ou outro lugar “sagrado”, o dia de um equinócio primaveril, realizar certas posturas de yoga, etc.).

Como práticas podem auxiliar no processo de conscientização?

As técnicas de concentração profunda e os métodos orientais de meditação nos permitem olhar para dentro. E tudo começa aí. Auto-observação, auto-estudo… observar seus pensamentos, suas atitudes, suas decisões, seus padrões repetitivos é o primeiro passo para você embarcar nessa. Somos responsáveis por absolutamente tudo o que acontece na nossa vida, então, que comecemos entendendo o que nos faz criar essa realidade boa ou desafiadora que vivemos. E a partir daí, podemos levar para o mundo – ou seja, pra fora – o que de melhor podemos contribuir e somar.

O yoga é, em sua essência, um exercício espiritual e corporal nascido da espiritualidade hindu – há milênios. As posturas (ou asanas) são uma grande chave para olharmos para dentro. É uma meditação em movimento… e no fim, o Yoga é uma filosofia. Em breve vamos fazer um post sobre isso.

Por que a astrologia e outras técnicas têm relação com a Nova Era?

As antigas técnicas “de adivinhação” e a espiritualidade sempre provocaram a curiosidade das pessoas. A Nova Era tem assinalado um renascimento do interesse na espiritualidade, no ocultismo, na magia, na astrologia e nas práticas mediúnicas. São correntes que pretendem nos relembrar e empoderar sobre como podemos (re)assumir nosso poder pessoal, sermos donas do nosso próprio destino mana (nada de viver alá Zeca Pagodinho, deixa a vida me levar, tá? rsrs). A Nova Era apaga as distinções entre matéria e espírito, entre o real e o imaginário, entre o possível e o impossível. 

Esta tudo integrado, ou seja, é uma visão holística: corpo, mente, alma e espírito.

Dicas e cuidados para sentir e contribuir na Nova Era

1-      Cuidado com as palavras e julgamentos

Você sabe que elas só atrapalham, que tal ver o lado bom das pessoas e das situações? Temos muito o que aprender em relação a isso, pois estamos acostumados a fazer comentários sobre como as outras pessoas vivem ou devem viver. Experimente somente ouvir.

2-      Cuidado com as culpas

Você é daquelas que vive remoendo o passado ou reclamando? Reclamar nada mais é do que clamar de volta. Sugerimos compreender o que viveu, afinal isso veio te mostrar um aprendizado necessário para a sua experiência aqui, acolher, aceitar e deixar para trás.

Trabalhe a aceitação de que era o melhor a ser feito naquele momento! O que precisa ser praticado é viver o presente com consciência para não cometer os mesmos erros. E abençoar o passado com amor e perdão.

3-      Cuidado com as mágoas

Esse sentimento só adoece. Ficar recordando e potencializando o sofrimento faz com que você viva momentos que já se foram várias e várias vezes.

Quando o seu EU se fecha, você perde a sua ligação ancestral com a origem do seu SER. O ego tenta satisfazer suas necessidades e dita o rumo. O ego defende sua existência com muito barulho, inteligência e bons argumentos. 

Nesse caso a melhor solução é dialogar e trabalhar o sentimento de respeito e perdão. Essa é uma caminhada individual de muitas transformações e ao mesmo tempo coletiva de pensarmos no outro.

Praticar a empatia, a compaixão equilibrada por todos os seres, sem extremos, incluindo com carinho tudo e todos é fundamental para evoluirmos.  

4-      Cuidado com a raiva

Ela libera em seu organismo toxinas que prejudicam os rins, fígado e a garganta! Geralmente ela está ligada a assuntos mal resolvidos ou ultrapassados.

A raiva faz com que digamos coisas que não queremos, em momentos de descontrole, ou deixamos de dizer. Assim, vamos silenciando dentro de nosso próprio veneno, chamado julgamento, oriundo de frustrações, decepções e perfeccionismos.

Que tal trabalhar sua raiva com exercícios de respiração? Veja alguns aqui.

5-      Relacionamentos interpessoais

Esses relacionamentos exigem muito de nós e responde aqui pra gente: como está o seu olhar para o outro?

Todos os desequilíbrios nos relacionamentos são oriundos da fome emocional e mental. Precisamos praticar como nunca a empatia e tentar ver as coisas dos ângulos dos outros. Precisamos ser mais flexíveis, tentar sair do controle de tudo, do autoritarismo.

Afinal, nenhum de nós tem a verdade absoluta de nada e tudo que emitimos impacta o mundo, não somente a nós mesmas. Pense nisso.  

6-      Falta de fé

Não confunda fé com religião. Uma das premissas da NOVA ERA é ser espiritualista, e não religioso. E também está tudo bem ser! Mas e o que é espiritualidade? O que você está fazendo para saber mais sobre isso?

Confiar que existe um D”EU”S superior, um EU interior que pode tudo, isso é fé!

E sem fé o que seremos? Estaremos vulneráveis às manipulações daqueles que tiram proveito dos que não sabem o que querem da vida.

Comece a se conectar com você mesma, respire e escute o seu corpo. Torne-se consciente dos seus sentimentos e sofrimentos, sem julgar ou empurrar a culpa para alguém.

Entenda a natureza do sofrimento e busque o caminho para quebrar esse fluxo. Existem caminhos muito mais fluídos e leves.

Transição de Eras

Desde 1911, os cientistas têm se referido ao fenômeno da mudança dos pólos geográficos da Terra provocando notáveis mudanças na estrutura magnética. As vibrações eletromagnéticas do planeta serão significativamente transformadas!

Como consequência, todo o Sistema Solar será afetado e haverá importante mudança biológica com reações consideráveis em neurônios e fibras nervosas no cérebro do ser humano (o que convém lembrar, modifica a percepção e as habilidades humanas).

O avanço ocorrido no século XX, e ainda mais forte no início deste século, quebrou vários paradigmas, impulsionou o avanço tecnológico, mudou as relações humanas.

Com o nascimento em número maior de crianças evoluídas (índigo, cristal, diamante, arco-íris, estelares), num processo de incluir novos comportamentos e pensamentos, com certeza estão intrinsecamente associados a tais mudanças. 

Tudo o que estiver oculto pela ação do egoísmo e do orgulho será desvendado pela força propulsora da ética e do amor universal, que será a nova direção do ser humano.

Planeta Terra

Até onde sabemos começamos nossa história pela ERA DO FAZER, quando o poder era detido pelos proprietários de terras. Depois pela ERA DO TER, e o poder foi transferido para os proprietários das indústrias, os banqueiros e os grandes comerciantes. Finalmente, estamos entrando na ERA DO SER.

Nosso ciclo atual de desenvolvimento iniciou em 21.102 A.C. na ERA DE CAPRICÓRNIO. 

ERA DE TOURO – ERA DA PROSPERIDADE

  • De 3822 A.C a 1662 A.C
  • Fixação à Terra e suas riquezas
  • Khrishna
  • A lenda do Minotauro na Grécia
  • Aprendizado na utilização do cobre
  • Desenvolvimento da arte no antigo Egito
  • Desenvolvimento agrícola da humanidade
  • Culto do Touro na Índia e na Babilônia

ERA DE ÁRIES – ERA DO FAZER

  • De 1662 A.C a 498 D.C
  • Culto ao Deus Sol o elemento fogo
  • Desenvolvimento da metalurgia e das armas de ferro
  • Invasões e guerras
  • Moisés liberta o povo hebreu
  • Surgiram pensadores espirituais como: Buda, Sócrates, Aristóteles e outros

ERA DE PEIXES – ERA DO TER

  • De 498 DC a 2658 DC
  • Jesus nasceu neste período (símbolo da compaixão e repartição do Peixe)
  • Conquista dos mares – navegação
  • Idade média e Inquisição
  • Despertar espiritual da humanidade

TRANSIÇÃO DA ERA DE PEIXES PARA ERA DE AQUÁRIO

  • (aproximadamente 500 anos)
  • Amor humanitário – abertura religiosa
  • Chegada do homem à Lua e lançamento de Satélites
  • Descobertas científicas
  • Descoberta do Urânio e do Radium
  • Queda do muro de Berlin
  • Globalização da economia
  • Movimentos ecológicos, humanitários, ONGS e outros
  • Liberdade sexual

ERA DE AQUÁRIO – ERA DO SER – ERA DOURADA / ERA DE OURO

  • De 2658 D.C a 4818 D.C
  • Física Quântica
  • União entre todos os povos da Terra
  • Liberdade, igualdade e fraternidade
  • Descobrimento de outros sistemas solares
  • Desenvolvimento de capacidades cerebrais como a telepatia e outras
  • Medicinas complementares e Terapias holísticas

É tempo de desenvolvermos nossa capacidade holística de vermos o todo como parte de nossa existência. Questionar nossas verdades e crenças!

Quando acontecerá?

De acordo com as profecias, a ERA DO SER ou ERA DOURADA acontecerá no ano de 2023.

Mas segundo Jasmuheen da Embaixada da Paz, autora do livro Viver de Luz, quando as energias se fundem não existe uma data clara entre o começo e o fim de uma ERA. É uma integração de vibrações.

E aí, agora conta pra gente: como você tem sentido esse processo de transição de eras? você está vivendo grandes transformações? passou por momentos de ansiedade, se sente perdida… em busca de um propósito? como lida com isso?

Vamos papear! comenta aqui em baixo 🙂

Gratidão por acompanhar o nosso conteúdo aqui.

Esse artigo foi escrito pela equipe da Tháfi em conjunto com a própria, rsrs. Mas será um prazer receber a tua contribuição!