fbpx

É preciso ter auto responsabilidade para empreender com propósito

Você culpa o outro pelos seus sentimentos? Quero te explicar mais sobre pessoas reativas.

São àquelas que em toda a sua comunicação verbal ou corporal estão sempre tentando se livrar da responsabilidade. Ou seja, não assume nada que faz na vida e deixa a vida ser levada pela maré.

Elas transferem as responsabilidades de sucesso e felicidade para outras pessoas, além de serem fortemente influenciadas pelo ambiente externo.

Mas a responsabilidade é mesmo minha?

É desafiador entender e compreender isso. Terceirizar a culpa, a responsabilidade é algo que foi normalizado. Está nas norma culpar o governo, o fulano, o beltrano… mas a sua vida está como está por única e exclusiva responsabilidade sua. 

É preciso ter coragem para assumir o controle da sua vida e das coisas que acontecem com você. Ficar na zona de conforto se escondendo e culpando os outros deixam nulas as chances da sua vida prosperar.

Se puder, hoje mesmo, olhe para as situações que estão acontecendo e entenda que assim como você criou você pode tomar decisões que podem mudar tudo. São escolhas impermanentes, entende?

O jogo dobra quando falamos dessa coragem no empreendedorismo

Quando empreendemos tomamos a decisão de ter um negócio próprio, onde muitas vezes, tudo depende de… nós! A autorresponsabilidade é importante para que sua empresa possa crescer e dar frutos. Se não estão dando, também é responsabilidade sua. 

Se é empreendedora solo, você precisa entender um pouco de tudo e se organizar para cumprir suas demandas. Quando tem equipe ou pessoas terceirizadas nada muda, você continua tendo que entender um pouco de tudo e ainda mais cobrar essas pessoas, afinal prazos e metas dependem de você e deles juntos. Não vou negar ou colorir, mas é assim. Mesmo com uma equipe de 16+ eu tinha a mesma responsabilidade na minha empresa, ao menos de entender o que a equipe  trocava comigo. 

Estou falando tudo isso para te convidar a olhar para o outro lado. 

O quão você consegue se responsabilizar pelas coisas que acontecem na sua vida? Se você quer prosperar na vida, ficar parada, chorar as pitangas, encontrar mil desculpas não é o que vai te levar até lá. Quando assumir a auto responsabilidade de que sua vida é a sua criação. OU há alguém te obrigando a você fazer o que faz?

As escolhas são suas e somente você tem o poder de dizer sim ou não.

Então sou eu e eu? Isso é o que chamam de protagonismo?

Autoconhecimento é a base de tudo, na minha experiência e visão atual. Quando você se conhece, você é mais capaz de acertar nas escolhas que faz.

Crie um plano onde você muda o que não te faz feliz. Decida onde quer mexer, quais são as atividades que precisa fazer e organize um planejamento. Isso serve para todas as áreas da vida e mais ainda para quem empreende. E claro, ENTRE EM AÇÃO!!!!

Eu sei que pode ser desafiador reconhecer que tudo que você fez até agora foi o que te levou aonde está neste exato momento, mas é preciso que você seja a capitã da sua vida!

Segure firme o mastro deste barco e entenda que você é a única capaz, com ações e mudanças de hábitos, de alcançar seus objetivos e ter uma vida mais plena. Pode soar motivacional demais, mas olhe com honestidade e veja se isso não ressoa nenhum pouquinho com a realidade. 

A partir daí você vai poder se conhecer. Saber que atitudes você – a verdadeira você – tomaria e as que está tomando influenciada pelo meio. Isso é assumir o seu protagonismo. Atenção!! Essa é a sua vida, suas escolhas, seu tempo, seus sonhos, seus desejos, sua paz. O comprometimento com nós mesmas é a certeza que damos para a nossa alma entender que estamos firmo no caminho que viemos traçar aqui. 

Se quiser ouvir papos sobre autoconhecimento e empreendedorismo, te convido para escutar e interagir comigo no meu podcast Papo de alma. Se você curtiu esse artigo, acredito que vai se identificar com o episódio em que falo sobre o buraco negro entre a consciência e a primeira ação.