fbpx

A lendária empresária multitarefa: ferramentas para realmente te ajudar na produtividade

Criou-se no anos 2000 um mito do profissional multitarefa. Meados de 2010 era lindo e todos buscavam incansavelmente fazer parte dessa lista. O tempo foi diminuindo, os dias passando mais rápido… até que nos demos conta que tudo isso não passava de um mito.

Mito que chamou atenção também da ciência. Iniciaram-se estudos na área da neurociência para descobrir como o cérebro humano, de fato, reagia ao executar várias tarefas ao mesmo tempo. Passamos a desconfiar daquele amigo que jurava ser capaz de conversar com alguém ao mesmo tempo que entrega o relatório da semana.

O cientista e pesquisador do Laboratório de Pesquisas Cognitivas do Inserm, em Lyon, Jean Philippe Lachaux, afirma que certamente esse amigo não está prestando atenção no que você está falando. Há poucos dias ele publicou o resultado de uma das suas pesquisas e acrescentou:

“Há duas maneiras de ser multitarefa. A primeira é executar duas ações simultaneamente, sendo que uma delas deve ser automática. Dirigir ouvindo rádio, por exemplo, ou andar de bicicleta e cantar. Agora, fazer duas coisas ao mesmo tempo que precisam de atenção, como verificar seus e-mails durante uma reunião, exige que você alterne rapidamente seu foco: ouvir o que a pessoa está dizendo e discretamente verificar suas mensagens ao mesmo tempo”, explica.

Então, dear, invista seu tempo em ser produtivo em uma tarefa de cada vez. Assim, a qualidade é prioridade e a quantidade de tarefas concluídas, vai aumentando ao longo do tempo – conforme você vai realmente se desenvolvendo.

Para te ajudar nesse caminho de evolução, Corajosa, eu trouxe algumas ferramentas que utilizo e contribuem muuuito para que meus prazos em frente ao computador sejam cumpridos. Espero que possam te ajudar também:

Tobby

Para aquelas que abrem milhares de abas ao mesmo tempo no navegador e quando uma música começa a tocar e você não sabe de onde… bom, esse app é pra você. Ele ajuda a administrar as milhares de abas abertas. É possível salvar as abas em lista para ver mais tarde. Basta arrastar uma aba para um grupo e esta será automaticamente fechada. Além disso, é possível reabrir todas de uma vez só.

Lightshoot

Ah, esse eu amo! Lembra do print? Pois é, depois de gravar a tela (apertar a tecla PrtScr SysRq), normalmente você precisa de um programa auxiliar pra abrir a imagem e salvar – tipo paint (existe ainda?). Com esse app, além de salvar a tela, você pode apenas copiar o print (sem ocupar espaço no pc). Pode cortar, desenhar no print, escrever e várias outras funções. Ele me ajuda muito MESMO!

Quando alguém pede como fazer algo, que botão clicar.. em alguns segundos o Lightshoot me ajuda e pronto, tudo resolvido.

Google keep

Outro que está nos meus favoritos é este! Se você é amante de post-its, também vai gostar. A ferramenta te deixa anotar tudo em pequenos blocos, fazer listas, personalizar com cor, compartilhar com alguém, inserir imagens e até colocar um lembrete se quiser. Além disso, também tem o aplicativo para celular que sincroniza TUDO onde você estiver. Na versão mobile tem a função de gravador, eu uso muito quando tenho um insight e não quero/posso digitar (normalmente no metrô ou antes de dormir) e ele salva direitinho. Só precisa ter um gmail e pronto! Teste e se apaixone. <3 Outra semelhante bem popular é o Evernote.

Pomodoro time

Este é o site para colocar em prática a técnica de pomodoro. Normalmente uso quando tenho um prazo para finalizar uma tarefa e preciso de foco 100%! O cérebro não cansa e não sinto vontade de dar aquela espiadinha no Instagram. A técnica funciona assim:

  • Escolha a tarefa que vai desenvolver e ative o relógio de 25 minutos;
  • Durante o período não faça nenhuma interrupção, NENHUMA;
  • Quando tocar o relógio, faça uma pausa de 5 minutos;
  • Se não tiver terminado a tarefa, retome. Caso contrário comece uma nova;
  • O ciclo de 25/5 segue até você concluir 4 pomodoros (4×25 minutos);
  • Quando finalizar o último faça uma pausa longa, de 10 minutos;
  • Em seguida, tudo de novo.

A técnica é bem rígida por isso é bem importante evitar ao máximo as interrupções. Mas se ela acontecer, quando retomar, reinicie o pomodoro e bola pra frente!

Rescue time

O Rescue Time me ajuda a controlar o tempo de trabalho e bloqueia sites que eu percebi que roubam minha produtividade. Além de fazer uma análise do seu tempo (e-mails, Facebook, Twitter, sites etc.) O objetivo é mostrar, no final de cada dia, o tempo “perdido” com acessos improdutivos. Seu dashboard é intuitivo e possui gráficos explicativos.

O app te permite cadastrar metas para cumprir que o sistema irá te avisar acerca delas nos horários pré-estabelecidos. Também há a opção de ativação do modo “focado” no trabalho, em que você cadastra os sites que considera “improdutivos” e, durante determinado tempo, a ferramenta não te deixa acessá-los. Use apenas no desktop, possui versões gratuitas e pagas.

Essas são algumas das ferramentas que mais tenho utilizado. Já testei centenas e quando dá na telha eu troco. Sempre é bom descobrir novas alternativas. Espero que esses aplicativos possam te ajudar na rotina e que o mito do multitarefa não faça mais parte dos teus pensamentos.